Clínica de Psicologia retoma atividades em janeiro com prédio revitalizado
No próximo mês de janeiro a Clínica de Psicologia da UFPA vai retomar suas atividades em um espaço revitalizado. O atendimento geral para a comunidade estava suspenso desde o mês de setembro quando o prédio, foi fechado para melhoramentos na estrutura interna. A primeira etapa da reforma foi concluída e o serviço contemplou a revisão da parte elétrica, revisão do telhado, a pintura e a troca de piso de todo o espaço interno, além da instalação de novos equipamentos de refrigeração nos consultórios.
O ato informal de entrega da primeira etapa, ocorreu na última quinta-feira, dia 18 de dezembro, e reuniu a equipe técnica da Clínica, docentes e discentes da Faculdade de Psicologia além da direção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Também compareceram o reitor Gilmar Pereira da Silva , a vice-reitora Loiane Prado Verbicaro e o pró-reitor de extensão Nelson Souza Jr . Ainda entre os presentes o professor do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA) Ricardo Evandro Martins, e o Procurador do Ministério Público do Trabalho, Roberto Ruy Rutowitcz Neto.
Os recursos financeiros investidos, em torno de R$ 56 mil reais, na reforma do espaço são do Plano de Gestão Orçamentária (PGO/IFCH). Também por meio do Projeto de Pesquisa _Filosofias, Histórias e Biopolíticas das Psicologias , sediado na Clínica e coordenado pelo professor Felipe Figueiredo Ribeiro, obteve-se uma importante parceria com o Ministério Público do Trabalho que reverteu recursos para a Clínica, em formas de bens e serviços fruto de acordo de empresas sub-judice determinadas à prestações de serviços à comunidade. Essa soma de esforços resultou na conclusão da primeira etapa da obra e na entrega rápida do prédio que abriga a Clinica há mais de 20 anos.
A Clínica e um espaço de formação e atenção a saúde mental vinculado a Faculdade de Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. É um dos mais antigos serviços de extensão da UFPA , que oferece atendimento gratuito para comunidade externa e também para a comunidade acadêmica da Universidade, por meio de serviços de psicoterapia e acolhimento de urgência no Plantão Psicológico. A área física é composta por 12 consultórios para atendimento individual e de grupo, de crianças, adolescentes e adultos. Também possui salas para aulas e supervisão de estágio. A equipe profissional é formada por psicólogos, psiquiatra e serviço social.
A diretora -adjunta e coordenadora acadêmica do IFCH, Aline Beckamann Menezes, destacou que a relevância social da Clínica de Psicologia está consolidada dentro e fora da Universidade com uma integração acadêmica intensificada nos últimos anos. “Foi um grande ganho esse fortalecimento com a Reitoria e com outros Institutos, com ações como o Plantão Psicológico. Temos consciência que muito ainda precisa ser feito pela Clínica, mas estamos avançando e agora temos um espaço mais acolhedor que valoriza saúde mental” disse.
O reitor Gilmar Pereira da Silva destacou a importante parceria do Ministério Público do Trabalho com a UFPA , que tem resultado em benefícios para a instituição . “Agradecemos a sensibilidade do MPT em somar com as nossas iniciativas. Somos uma Universidade diversa e precisamos humanizar nossas relações com a inclusão. Cuidar da nossa saúde mental , que depois da pandemia cresceu bastante é um desafio. Daí a importância de um espaço como a Clínica de Psicologia que, apesar das limitações realiza um grande trabalho junto a comunidade , disse
Redes Sociais